terça-feira, 14 de janeiro de 2014

20 formações naturais raras na Terra



Em mais de 500 milhões de quilômetros quadrados de superfície que tem a planeta terra, podemos encontrar fauna e flora únicas. Hoje quero fazer uma lista de 20 formações naturais raras na Terra.

20.- Pedregulhos de Moeraki, Nova Zelândia

Moeraki Boulders
Estas pedras incomuns e esféricas podem ser encontradas ao longo de um trecho de praia Koekohe na costa da Nova Zelândia. Sua origem tem sido objecto de muitas lendas Maori, mas cientificamente falando, eles são o resultado de erosão costeira.

19.- Deserto branco, Egito

White Desert, Egypt
Conhecido como 'Sahara el Beyda', este lugar está localizado a 45 quilómetros da cidade de Farafa, a oeste do Egito. É famosa por seu branco cremoso e suas enormes formações de calcário, resultado de tempestades ocasionais na área.

18.- Calçada dos gigantes, Irlanda do Norte

Giant causeway
A Calçada dos gigantes é uma área em que podemos encontrar cerca de 4.000 colunas de basalto interligadas, formadas por uma erupção vulcânica. Os topos das colunas formam degraus que levam ao pé de um penhasco e desapareceu no mar. Foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986.

17.- Reed Flute Cave, Guangxi, China

Reed Flute Cave
A caverna "Reed Flute" parece saído de um filme de ficção científica. Sua iluminação multicolorida tem sido uma atração turística para mais de 1.200 anos. Seu nome provém de uma espécie de junco que cresce na parte externa com que flautas melódicas podem ser fabricadas.

16.- Mono Lake, Califórnia

Mono Lake - Mammoth, California, Martin Worster
Mono Lake é um lago pouco profundo sem saída para o mar. A falta de uma "tomada" faz com que altos níveis de sais que se acumulam gradualmente. Embora não tenha nenhum peixe devido a sua alta salinidade, tem um ecossistema excepcionalmente produtivo baseado em Artemia que prosperam em águas, bem como um habitat de nidificação para mais de dois milhões de aves migratórias que se alimentam de camarão.

15.- Gibson Steps (doze apóstolos) – Great Ocean Road, Austrália

Gibson steps
Os 12 Apóstolos são uma coleção de pilhas de pedra calcária localizada na costa do Parque Nacional Port Campbell, na Great Ocean Road, Austrália. Os apóstolos foram formados devido às duras condições climáticas do Oceano Antártico, que gradualmente corroído o calcário para formulário grutas nas falésias. Os telhados destas cavernas eventualmente colapso deixando pilhas de pedra até 45 metros de altura.

14.- Caverna dos cristais, Naica, México

Naica Crystal Caves
A caverna dos cristais é uma caverna gigante situada nas proximidades da mina de Naica, 300 metros abaixo da superfície de Naica, Chihuahua, México. Aqui foram encontrados alguns cristais de 13 metros de comprimento e pesando 55 toneladas.

13.- Door to Hell, Turquemenistão

The Door to Hell (in the nighttime) / Turkmenistan, Darvaza
Door To Hell (portão do inferno) é um depósito de gás natural situado em Darvaz, no Turcomenistão. É caracterizada por seu fogo (alimentado pelos ricos depósitos de gás natural), que arde continuamente desde que foi originada pela petroquímicos cientistas soviéticos no ano de 1971. O cheiro de enxofre permeia a área a uma boa distância.

12.- Chocolate Hills - Filipinas

Chocolate Hills
Chocolate Hills é uma formação geológica localizada na província de Bohol, Filipinas. Consiste em não menos de 1,260 colinas espalhada por uma área de mais de 50 quilômetros quadrados. Eles são cobertos com grama verde que vira marrom (muito semelhante ao chocolate) durante as estações mais secas.

11.- Floresta de pedra, China

Shilin Stone Forest - China
"Floresta de pedra" é um conjunto notável de formações calcárias, localizado na província de Yunna, na China. As rochas altas parecem emanar da terra sob a forma de estalactites, adquirindo uma aparência de árvore petrificada e criando assim uma ilusão de uma floresta de pedra.

10.- A gruta de Jeita, Líbano

Jeita Grotto
A gruta de Jeita é um sistema de cavernas de calcário, localizado ao norte da capital libanesa de Beirute. Isso só pode ser visitado de barco, navegando os canais de um rio subterrâneo que fornece água potável para mais de 1 milhão de libaneses.

9.- Socotra, Iémen

Yemen - Socotra
Localizado a cerca de 240 quilômetros a leste do Corno de África e a 380 km ao sul da Península Arábica, encontramos o arquipélago de Socotra. É 4 pequenas ilhas no Oceano Índico. Neste lugar, um terço das plantas que encontramos, são único no planeta, então não surpreende nos que ele tem sido descrito como um dos sites mais estranhos em termos de aparência na terra.

8.- Skaftafell, Islândia

Skaftafell, Iceland
Skaftafell é um parque nacional localizado no sudeste da Islândia, a segunda maior do país com 1.700 quilômetros quadrados. A paisagem é muito semelhante a alguns dos Alpes, embora foi formada ao longo de milhares de anos por uma combinação de vulcões e geleiras. É conhecido por um clima agradável e geografia diversificada.

7.- Puerto Princesa Underground River, Palawan, Filipinas

Puerto Princesa Underground River
Localizado a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade de Puerto Princesa nas Filipinas, este rio é repleta de formações rochosas complexa, estranha vida marinha e enormes grutas. As áreas mais profundas do rio subterrâneo são quase impossíveis visitar pelos turistas, devido à falta de oxigênio que ocorre neles.

6.- Yellowstone, Wyoming

Yellowstone_Grand Prismatic Spring_Aerial Shot
Cercado por barrancos, rios, lagos e montanhas, o "Parque Nacional de Yellowstone" é a casa de "o vulcão de Yellowstone", o maior do supervulcão do continente (considerado ainda ativo). Manadas de bisões, alces e lobos são alguns de seus muitos habitantes. Possivelmente a característica mais notável desta Yellowstone National Park é sua "Old Faithful" gêiser, conhecido como o mais previsível do landform a terra e entrar em erupção exatamente cada 91 minutos.

5.- Parque Nacional dos Arcos, Utah

Delicate Arch
"Arches National Park" é um parque nacional nos Estados Unidos, localizado no leste de Utah. É conhecida por preservar mais de 2000 arcos de arenito natural, incluindo o mundialmente famoso "delicado arco", além de uma variedade de formações e exclusivo dos recursos geológicos.

4.- Estrutura de Richat, Mauritânia

Richat Structure
Também conhecido como o "olho do Saara", esta formação hipnotizadora pode ser encontrada no deserto, para o oeste da Mauritânia. A imagem que acompanha estas linhas foi tirada por Andre Kuipers da estação espacial internacional. Embora ninguém esteja certo da sua origem, inicialmente, acreditava que era o resultado de um impacto de meteorito. Mais tarde, depois de vários estudos, foi confirmado que é uma estrutura de cúpula anticlinal simétrica, profundamente corroída ao longo de milhares de anos. "Olho do Sahara", com um diâmetro de 50 quilômetros, tornou-se um ponto de referência para algumas missões espaciais.

3.- Mundo dos gigantes do gelo, Áustria

EisRiesenWelt Ice Cave at Werfen, Austria
Eisriesenwelt (traduzido como "Mundo dos gigantes do gelo") é um sistema de cavernas de pedra calcária em Werfen, Áustria, cerca de 40 km ao sul de Salzburgo. No seu interior podemos encontrar a maior caverna de gelo do mundo, que se estende ao longo de mais de 42 quilômetros. Cada ano, esta caverna incomum é visitada por mais de 200.000 turistas de todo o mundo.

2.- The Wave, Arizona

THE WAVE  ARIZONA STATE
The Wave (a onda) é uma formação de arenito localizada perto da fronteira do Arizona-Utah no planalto do Colorado. É famoso entre os caminhantes e fotógrafos para seus coloridos, formas ondulantes e suas vias de difícil acesso.

1.- A gruta de Fingal, Escócia

La Gruta de Fingal
A Gruta de Fingal é uma gruta marina localizada a ilha desabitada de Staffa, na Escócia. Seu tamanho, junto com sua natural tecto arqueado e os sons produzidos pelos ecos das ondas, dá uma atmosfera de Catedral natural. O nome gaélico da gruta "Uaimh Bhinn", significa "a caverna melodiosa".


2 comentários: